O termo “projecto” provém do Latimp ro jice re que significa lançar para a frente e é o plano geral de trabalho para realizar qualquer acto, é a intenção de fazer alguma coisa.
Características dos projectos
O projecto centra-se no desenvolvimento de um processo. Existem características fundamentais que estão associadas a definição de projecto, com uma relação entre si, distinguindo-se de um plano.
Têm um propósito: a sua realização pressupõe um objectivo, formulado pelos autores e executores do projecto ou apropriado por eles, que dá unidade e sentido às várias actividades, e está associada a um produto final que pode assumir formas muito variadas. Procura responder ao objectivo inicial e reflecte o trabalho realizado.
Têm autonomia: tem como finalidade a introdução de mudanças reais numa situação. Os intervenientes podem ser os agentes dessa mudança, ou seja, têm capacidades de decidir e de influenciar o futuro que desejam.
São realistas: as suas metas devem ser alcançáveis, o que significa que devem ter em conta não só os requisitos como também os recursos financeiros e humanos disponíveis.
São autênticos: aquilo que se pretende fazer constitui um problema genuíno para quem o faz e envolve alguma originalidade. Os projectos surgem de novas ideias, sendo inovadores.
São complexos: o objectivo central do projecto constitui um problema ou torna-se uma fonte geradora de problemas. Exigem várias habilitações de planeamento e de implementação, e envolvem diversos parceiros e jogadores.
São progressivos: um projecto tem que ter em conta as condições objectivas. É necessário recolher informações que permitam conhecer a situação a definir o problema, os recursos disponíveis e os que se poderão disponibilizar.
São limitados no espaço e no tempo: o projecto tem uma dimensão temporal que articula passado, presente e futuro, num processo evolutivo que se vai construindo. Tem um início e um fim, e é implementado num local e contexto específico.
São dinamizadores: há um desejo, intenção ou interesse. Tem uma carga afectiva e é marcado por um empenhamento e compromisso.
São estas características que fundamentam o desenvolvimento de um projecto que nos remetem para a elaboração ideal, enquanto processo globalizante, baseado na autonomia e na participação.
(BOUTINET, 1986)
Fases de um Projecto
Diagnóstico Nesta fase ocorre uma negociação dos objectivos e prioridades e uma descrição dos meios em função das ideias. Também é nesta fase que os projectos podem ser alterados e/ou cancelados.
Planificação Nesta fase o grupo / empresa / pessoa analisa a ideia de uma forma mais estruturada, onde determina as características do projecto a ser desenvolvido (como objectivos a serem cumpridos e planificação de actividades a serem desenvolvidas).
Realização Nesta fase o projecto a ser desenvolvido é posto em vigor, ou seja, os objectivos apontados são cumpridos e as actividades propostas são executadas.
Avaliação Auto-avaliação do projecto a ser desenvolvido.
SERRANO, Glória Pérez, Elaboração de projectos sociais. Casos Práticos, Porto, Porto Editora, 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário