SOBRE O BLOGUE
Este blogue foi instituído no ano transacto na Unidade Curricular de Metodologias e Técnicas de Educação, Gerais e Especiais II, sobre a orientação do Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia. A sua continuidade neste 3º ano tem como base a Unidade curricular, Metodologias de Acção Educativa da Licenciatura de Educação Socioprofissional. Servirá para registar e reflectir sobre as temáticas desenvolvidas nesta unidade e partilhar ideias, conhecimento e experiências.
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terça-feira, 21 de junho de 2011
Avaliação
A avaliação é uma gestão científica cujo objecto é examinar a capacidade de um agente para assumir um problema social, para satisfazer as necessidades sentidas pela população, para transformar uma determinada situação nas melhores condições possíveis; o que equivale a descobrir a produtividade de uma organização. O estudo compara o estado da realidade social da partida com o estado da realidade social após a intervenção, com o propósito de descobrir o eventual desvio entre os objectivos traçados e os resultados obtidos. Também inclui os componentes da acção que podem explicar o seu sucesso ou insucesso. Uma análise avaliativa conduz sempre a um diagnóstico que pode sugerir a alteração de um ou outro meio ou método de acção, mas que pode levar igualmente á necessidade de mudar de objectivo ou, ainda, a pôr em dúvida as estruturas do meio económico, cultural e político. Para Espinoza (1986), “ Avaliar é comparar num determinado instante o que foi alcançado mediante uma acção e o que se deveria ter alcançado de acordo com uma prévia programação.” Quando devemos avaliar? Avaliação Diagnostica (antes do processo de aquisição) Avaliação formativa (durante o processo) Avaliação sumativa (fim do processo)
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